De Frente com o Divã

16:32:00

Hoje eu entrevisto a linda e simpaticíssima Lola. Que se descreve como uma "Escritora amadora ocasional e leitora compulsiva." Vocês vão amar conhecer essa garota incrível, simpática, criativa e fofa, todas essas qualidades fazem dela uma escritora genial! Sem mais delongas, vamos a entrevista!




1. Quantos anos você tem?
Lola: 16 aninhos.

2. Qual é seu nome de autora?
Lola: Nossa, já tive vários - incluindo meu próprio nome (Bianca). Mas, atualmente, é Lola.

3. Como conheceu o mundo das fanfics e quantos anos tinha?
 Lola: Uma amiga fanática por Percy Jackson me enviou um link de uma fic do fandom. Na época, tinha doze anos e achei que a história tinha sido escrita pelo tio Rick hahaha Mas, só fui descobrir o que era uma fanfinc mesmo, dois anos depois, quando estava num grupo de Harry Potter do facebook e uma meninas foi divulgar a dela. Daí me liguei: aquela história não tinha sido escrita pelo tio Rick. Fiquei pasma e, na hora, comecei a escrever o roteiro da minha primeira haha

4. Quantas fics já escreveu?
Lola:Já elaborei umas muitas centenas, passei pro papel dezenas e mais dezenas delas, mas escrever mesmo apenas sete. Três foram pro lixo, conclui duas (detalhe bem grade: uma delas é one) e o resto está em andamento (no passo de tartaruga, mas estão indo).

5. Tem alguma fic favorita?
Lola: Tenho várias. Uma para cada fandom. Mas de todas as fics que eu li, a melhor de todas foi As Penas do Corvo, da Cerejas Vermelhas. Sempre volto para ler algum capítulo dela. Foi uma história tão perfeita, que fiz todas as minhas amigas lerem também. Sinceramente: aquela ali ainda vai virar best-seller.

6. Como concilia escrita com trabalho, escola, faculdade?
Lola: Fácil: não concilio hahahah. Sou extremamente desorganizada. Já tentei fazer cronograma e tudo, mas não dá. Não nasci pra rotina. Então, depois de atrasar, muitas fanfics, decidi simplesmente que iria escrever todos os dias. Claro, nem sempre dá certo. As vezes tem uma prova de física super difícil, trabalho de história pra fazer, cerimônia pública da Ordem das Filhas de Jó Internacional com fala gigante pra decorar e muitos ensaios... Mas, quando não consigo escrever, eu leio. Nem que seja o livro de matemática, mas eu leio. Assim, não perco a prática.

7. Como lida com algum bloqueio criativo?
Lola: Quando eu comecei a escrever, eu simplesmente esperava o bloqueio passar. Mas isso não dá certo. Hoje, eu sento e escrevo. E se sair tudo uma porcaria? Dane-se. Para escrever bem, é necessário escrever muito o tempo todo. Então eu escrevo e guardo o texto, até essa fase passar. Porém, antes de sentar e começar a escrever, eu tenho um segredo. Assisto a um filme alternativo (os que mais me inspiram são: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Garota Fantástica); leio - qualquer coisa, de poesia a artigo cientifico, vale tudo - e assisto aos vídeos do Homo Literatus. Ah, quase esqueci de dizer: antes de começar qualquer fic, aprendi a fazer um planejamento. Isso evita o bloqueio. E, mesmo quando ele vem, você sabe o que fazer, por isso, mesmo que o capítulo saia ruim, ainda dará para aproveitar algumas coisas no fim.

8. Que tipo de planejamento você faz antes de começar a escrever uma fic?
Lola: Eu escrevo tipo um resumo de uma folha com tudo o que vai acontecer na fic. Depois, quando faço a ficha dos personagens, escrevo tudo que vai acontecer com eles antes, durante e depois da história. Por fim, faço um pequeno roteiro. Capítulo a capítulo. Uso apenas palavras chaves ou frases curtas. Ainda tem outro roteiro que estou usando nessa minha nova fic, que é mais como a ordem cronológica da história (já que a fic é narrada por pontos de vista diferentes).

9. O que acha da primeira historia que criou?
Lola: Sou apaixonada por essa história. Ela meu bebê até hoje. É uma fic de Harry Potter que narra o primeiro ano dos Marotos em Hogwarts. Gosto tanto que já estou escrevendo a segunda temporada dela *--------------*

10. Qual sua maior inspiração na hora de escrever?
Lola: Tudo me inspira. Esses dias, fui fazer uma filantropia num lar de idosos e conheci uma senhora que não gostava de nada. Tive ideias para uma nova personagem da minha original. No sábado, o professor de biologia passou um documentário sobre a evolução humana, saí da sala de aula com uma nova fic na cabeça. O cotidiano é uma fonte de inspiração enorme. Mas, a maior delas sempre foi e sempre será os meus livros. Ler é essencial para qualquer um que queira escrever.

11. Como você se definiria como autora?
 Lola: Em três palavras: curiosa, dedicada e desorganizada. Sou péssima com prazos, mas me esforço para sempre aprender mais e mais sobre esse universo. Sempre procuro novos cursos online para fazer. E tenho sempre o cuidado de revisar letra por letra das minhas fics. Ah, também amo ter contato com meus leitores. Muitos deles viraram grandes amigos. Procuro sempre responder os reviews o mais rápido possível e sou muito aberta as criticas. Sempre quero ouvir a opinião deles.

12. O que diria para nos convencer a ler suas fanfics?
 Lola: Eu diria que vocês iriam se divertir enquanto leem e não iriam se irritar com erros grotescos de português. E também iriam se apaixonar por algumas personagens que são meus xodós (tipo a Marlenne McKinnon de Os Marotos - a Marley já existe na saga HP, ok gente?). Ah, por fim, mas não menos importante: eu respondo rápido aos reviews, viu galera?

13. Como foi o processo de pesquisa para Geração X e qual seu conselho para quem quer escrever fantasia e/ou ficção cientifica?
 Lola: Intenso haha. Foram meses pesquisando sobre herança genética, DNA, mutações e anomalias e prováveis causas de super poderes nas pessoas. Sem contar as pesquisas sobre possíveis para bases militares secretas, sobre armas, sobre o funcionamento das Forças Armadas e de todas as divisões da polícia e sobre cada pedacinho de São Paulo (uma cidade que nunca fui). Ah, e claro, assisti e li muito sobre super heróis, mutantes, mutação e teorias da conspiração. Meu conselho é o mais óbvio: pesquisar. E sempre anotar o que você está pesquisando. Mas, acima de tudo, não deixar a realidade matar uma boa ideia. É sempre bom lembrar que, se for verossímil, tá valendo. Muitas vezes, as leis da física, da biologia e várias outras leis, matam o que poderia uma ótima cena no enredo. Então, sempre lembrem que, mesmo que a sua ideia não seja possível no mundo real, se ela for verossímil seus leitores vão comprá-la.

14. Se não tem curso superior, que faculdade quer fazer? A leitura e escrita de fanfics influenciou nessa escolha?
 Lola: Fim do ano que vem presto vestibular pra jornalismo. E a escrita e a leitura não apenas influenciaram a minha decisão, mas foram os motivos por eu tê-la tomado. Não quero jamais para de ler, pesquisar e escrever. O jornalismo, fora a profissão de escritora  - uma que ainda está nos meus planos - é uma das poucas que me permitem ter esse contato com o mundo da literatura de maneira flexível.

Aqui vocês pode encontrar as fics escritas por Lola http://fanfiction.com.br/u/232028/

   
                                  Isso é tudo pessoal! Até a proxima!





   Fizzy Lucci.

You Might Also Like

0 comentários

Siga a nossa page

Instagram