Essa semana no Divã: Lady Salieri

13:17:00



















Hoje vamos conversar com a divine Lady Salieri, a Beta reader do Nyah e mestre em teoria literária pela UFU ( Universidade Federal de Uberlandia). 

Olá, Salieri, podemos começar por sua profissão? 
Eu procurei na internet o que era Teoria literária, mas acho que você mesma poderia nos explicar melhor, e dizer porque optou por esse caminho. O que mais te atrai a ele. 

r: "Falar do texto literário já é muito complicado por si só. A gente sempre consegue identificar um texto literário, mas nunca sabe dizer por que ele é. Só conseguimos fazer às vezes partindo das premissas do que NÃO É um texto literário.
Na teoria literária tentamos estabelecer um conjunto de conhecimentos que fazem da literatura, literatura. Além de termos uma ênfase muito grande na crítica literária e discutirmos e problematizarmos os textos, os contextos, por aí.
A grosso modo é bem isso."

E você enxerga alguma relação entre sua área e o mundo das fanfics?

r: "Eu enxergo todas hahaha. Até procuro falar de fanfics na academia sempre que eu tenho oportunidade. 
Mas sobre a relação da literatura com as fanfics, acredito que atualmente a postura do leitor em relação às obras lidas mudou muito e essa questão do leitor que se torna produtor de sentidos por livre e espontânea vontade pode nos ajudar a compreender muito sobre os processos de leitura.
Por que esses meninos que têm tanta preguiça de ler e escrever, de repente peguem uma saga como Harry Potter, devoram e escrevem a respeito?
Além disso, as fanfics podem ser usadas na escola para incentivar os alunos a ler. Eu costumo usar nas minhas aulas e costuma surtir um efeito bem legal. E mostrar também que eles podem escrever que nada impede que eles escrevam. Ajuda muito na interpretação também, eles abrem mais a cabeça para as possibilidades."


E como você conheceu as fanfics?

r: Eu conheci as fanfics há muito tempo, por volta de 1997, quando uma amiga minha, que tinha computador (o que não era muito comum na época ahaha) começou a imprimir uns textos e trazer
pra escola pra eu ler. Eram na maioria fics de sailor moon.
Como essas paradas de internet eram relativamente novas, as fics eram postadas em arquivo word.


Você além de ser responsável pelas aulas de português no site, e em outros lugares HAUEHAUEA, também escreve fanfics. E para criar, como geralmente surgem suas ideias para fic? E você teve uma ideia de fic em algum momento inusitado? Por exemplo, estar tomando banho e vir a mente uma possível estória ou coisa assim?

r: "Sempre. Mas, então, aí via aquele monte de gente escrevendo então pensei, vou escrever uma também, daí comecei a escrever uma fic de Sailor MOon que nunca terminei. Eu de epoca em epoca ainda a revejo, mas nunca avanço muito. 
Mas peguei um gosto enorme por escrever fanfics e sempre que dava escrevia a mão juntando todas as histórias de que eu gostava na infância era uma salada de coisas, mas nunca publiquei, nem tinha a intenção era só pra divertir."

Quais suas categorias favoritas para criar e sua fanfic que mais gostou de escrever, aquela que foi um desafio ou que dava mais prazer ao elaborar?

r: "Tem duas fics desafiantes que eu escrevi haha. Uma foi sob um pseudônimo, era de Amor Doce e a outra foi a do Mario Calderón. Acho que foram as duas que eu terminei na vida haha. 
A do Mário foi interessante, porque, fizesse chuva ou sol, eu postava um capitulo todo santo dia. Então não tinha tempo ruim e a de Amor Doce era um capitulo duas vezes por semana foi difícil, mas possível."

Que dica você pode dar a quem vive nos sites de fanfics e precisa de um empurrãozinho para começar a escrever a sua própria?

r:  "Bom, primeiro eu digo pra pessoa ter mais em mente escrever por diversão que realmente buscando leitores, porque quando a gente faz algo se apoiando em outras pessoas, a gente pode acabar se frustrando. 
E não julgar o próprio texto como bom ou ruim baseado em comentários, porque isso não mede nada
se tudo que fizesse sucesso fosse bom, metade das músicas brasileiras não faziam sucesso haha. E, sem querer ofender, nem Paulo Coelho. 
E pra pessoa que quer escrever fics, acho que ela deve sempre estar em contato com o universo original no qual ela se baseia pra não ficar uma coisa sem noção, porque geralmente que lê fics procura algo parecido com aquele universo original, pra interagir mais tempo com ele." 

Bom, esse foi mais um De frente com o Divã, espero que tenha gostado da entrevista, afinal, um dia eu pretendo me especializar [e espero que tenha começado bem AHUEHAEU] E até a próxima!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Uh, quem conhece o Nyah! há muito tempo (me senti a múmia) já sabe que a Lady Salieri é bem conhecida por lá... Eu adorei a entrevista! De certa forma a gente consegue aprender algumas coisinhas com as autoras. ;3
    ♥Xoxo♥

    ResponderExcluir

Siga a nossa page

Instagram