Chick-lit não é gênero de mulherzinha.
10:40:00Olá queridos leitores desse divã, hoje na nossa clássica categorização de fanfics, vim falar de um gênero que cura minhas TPMs, que é o chick-lits, essa leitura, considerada """""de mulherzinha"""", mas só o recalque que fala isso porque Chick-lit é o poder.
"Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa"
Apesar de todos os comentários machistas e sexistas que cercam o Chick-lit, esse é um gênero fascinante que conta um pouco sobre o universo feminino moderno, em que a mulher não se preocupa apenas em esperar o príncipe no cavalo branco, muito pelo contrário, o chick-lit ele trata do cotidiano de uma mulher e não necessariamente de um romance platônico.
Dentro do Chick-lit estão inclusos vários outros sub-gêneros, dentre eles: as leituras de gravidez, as de adolescentes, as de mistério, de casamento (envolvendo noivas, madrinhas e planejamento), garotas mais gordinhas, as com conteúdo sexual ( ͡° ͜ʖ ͡°) as que envolvem profissões e até mesmo os Chick-lits escrito por homens.
A Meg Cabot é uma das maiores autoras desse gênero, ele trata com leveza vários temas que geralmente rondam as mentes das mulheres, e é realmente incrível ler sobre outras mulheres. Como boas feministas que somos (como deu para perceber no post sobre estupro) gostamos de ver essa "despadronização" do mundo feminino. Acreditem, nós NÃO vivemos em função da cor dos nossos esmaltes, nós NÃO esperamos o boy magia, nós NÃO vamos ao banheiro em grupo para fofocar de vocês homens ou talvez vamos.
Alguns livros para se inspirar:
Dicas para se escrever um chick lit.
1- Basei-se nas suas próprias experiencias. "Mas Amaya eu quero escrever sobre como um vampiro me deu um pé na bunda" Queridx escritorx, quando eu digo pra se inspirar nas suas próprias experiencias de vida, digo para se basear nos seus sentimentos, uma coisa bem característica desse gênero é a verdade de sentimentos que a leitura passa.
2-Abuse da comédia e do drama pastelão. Não é realmente necessário, mas eu acho incrível a maneira bem humorada como as escritoras chick-lit tratam os conflitos internos das pp, mostrando que a gente não vive só de dor, e que nós mulheres temos um ótimo senso de humor BEJOS DE LUZ BRASEL.
3-Adapte o gênero as fanfic. Realmente o chick-lit não é um gênero muito fanficcional, então algumas dicas de adaptações são: 1- Colocar os personagens de séries "sobrenaturais" no universo paralelo para que eles possam viver realmente os conflitos chick-lits. 2- Não faça esteriótipos em cima do que você considera feminilidade. 3- Fuja dos clichês, corra dos romances vazios e sem fundamentos. BICHA MELHORE.
Espero que tenham gostado.
Beijoooos.
Amaya.
2 comentários
Não sei por que mas chick-lit me lembra filme de seção da tarde (Desculpa ai se foi preconceito, mas só consigo ver assim)
ResponderExcluirNão foi preconceito não Clara, foi uma ótima definição na verdade. "Essa pp do barulho vai aprontar altas travessuras nesse chick-lit bom pra cachorro". Hueheueheu
Excluir-Amaya