Time To Say Goodbye

07:37:00

É um pássaro? É um avião? Não! É a volta da AMAYA.



Queridxssss, hoje a tia Amaya vem dar um papo sério em vocês: De onde vêem os bebês? Quando é hora de dizer tchau pras fanfic e  escrever originais? 


Eu venho nos últimos tempos observando a migração de pessoas que escrevem fanfics pras histórias originais, adaptando sua escrita para uma coisa que seria (abre muitas aspas) mais madura (fecha muitas aspas) porque (abre muitas aspas) chega uma hora que é necessário crescer (fecha muitas aspas).

Como esse Divã é um lugar de didatismo: Vamos desconstruir essa ideia de que fanfic é coisa de criança e que todo livro original é bom. Eu admito que aprendi isso da maneira mais dolorosa possível, migrando do Nyah para o Wattpad. Não comparando ou desmerecendo nenhuma das plataformas, mas com a ideia de colocar na balança e exemplificar o que eu quero dizer.

Eu sempre escrevi histórias de um determinado fandom de vampiros que brilham e sempre li histórias de Crepúsculo (histórias muito boas, obg/dnd). E aprendi , no Nyah, que só faz sucesso aquilo que é realmente único, original e bom. 

Mas como adolescentezinha, chega uma hora que a gente quer experimentar coisas novas e abrir os horizontes. Então eu criei uma história foda (humildade é para poucos) e resolvi posta-la no Wattpad e deixar as fanfics só para o Nyah. Foi então que eu levei um baque: Nem tudo que faz sucesso é bom. Eu cheguei lá e já tinha uma pá de livros recomendados com milhares (sem exagero) de leitores. Então lá vou eu, toda pimpona, ler os livros famosos do site e me surpreendo em ver que a maioria:

Não segue a norma culta 
Não exploram bem os clichês 
Não são revisados (pasmem: tem capítulos em que o autor coloca claramente "não revisado"
Erros graves de digitação 
E a lista segue...

Mas eu também achei coisas que cativaram meu coração de uma maneira tão intensa que eu me emociono só de lembrar. Histórias singulares e únicas que me faziam sentir-me de volta no Nyah, lendo coisas boas e aproveitando minha adolescência cheia de vampiros que brilham. E eu fiquei super emocionada em descobri-las. Por isso eu digo: Wattpad é lugar de ótimos autores, assim como no Nyah e em qualquer outro lugar, mas é necessário saber procurar.

 

"Mas tia Amaya, o que a senhora quis dizer com esse post?" Nada. Eu queria expressar pra vocês meus caros sobrinhos que: FAMA NÃO NECESSARIAMENTE INDICA QUE VOCÊ TEM UMA HISTÓRIA FODA. e FANFIC NÃO É COISA DE CRIANÇA E VOCÊ NÃO PRECISA ABANDONAR SÓ PORQUE E CULT. Respondendo a primeira pergunta que fiz no post: SÓ É HORA DE ABANDONAR AS FANFICS QUANDO VOCÊ QUISER.  Além disso eu queria abrir um espaço para autores de fanfics e originais recomendarem suas histórias, muito além de ajudar e entreter, o Divã tem como missão enaltecer a boa escrita e colocar vocês no caminho da perdição dos autores fodas. Então se você tem ou conhece uma história foda, mande-nos!  

Me despeço dizendo que estava: MORRENDO DE SAUDADES e que eu prometo não sumir de novo.

Beijoz.
Inté a próxima.
Amaya.
~emocionada em estar de volta~

You Might Also Like

1 comentários

  1. só posso dizer que li muitas verdades

    80% das histórias originais do wattpad(foco na categoria ficção adolescente, obrigada) são um lixo. O pior é que justamente essas têm 1 milhão de views, 5 mil votos e mil comentários *cof cof fanfic de gente do morro cof cof* e, na maioria da vezes, têm o plot igual.

    vontade é de se matar, porque reclamar ninguém reclama

    ResponderExcluir

Siga a nossa page

Instagram