Cheguei pra causar polêmica.
Anos e anos atrás nos primórdios do blog, eu havia feito uma matéria falando sobre tipos diferentes de desordens psicológicas e disse que algum dia eu faria uma série sobre isso, então segurem as glândulas mamarias que o dia, como diria Ludmila, é hoje.
Hoje, para o meu profundo interesse vamos falar de algo muito recorrente nas historietas fanfictionais: psicopatas. Muita gente escreve sobre psicopatas, mas a maioria não sabe o que é um psicopata. E como eu, amaya mi amore, o blog, beyoncé já disseram, se vocês querem escrever sobre um tema: pesquisem sobre isso.
Tá tia Zoey, eu pesquisei saquei o que são psicopatas, quero escrever sobre um psicopata que vai matar a minha mary sue, mas se apaixona por ela, pode?
PESQUISA DE NOVO QUE PESQUISOU ERRADO. E errou feio, errou rude. Vamos a definição de psicopatia. Cof cof.
Psicopatia ou sociopatia é a designação atribuída para um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela pertença de uma atitude de dominância desmedida. Esse tipo de comportamento agonista é relacionado com a ocorrência de delinquência, crime, falta de remorso e dominância, mas também é associado com competência social e liderança. A psicopatia, descrita como um padrão de alta ocorrência de comportamentos violentos e manipulatórios, é frequentemente considerada uma expressão patológica da agressão instrumental, além da falta de remorso e de empatia.
Tá tia Zoey, entendi que psicopatas não sentem remorso nem empatia, não precisava negrito, sublinhar e itálico.
Precisava sim, por que as pessoas tendem a distorcer a psicopatia e romantizar isso, caso você não saiba o que significa empatia.
empatia
substantivo feminino
1.
faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).
2.
capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.
Vocês estão me compreendendo? O tanto que eu sublinhei e coloquei o significado de empatia? sociopatas e psicopatas são psicologicamente incapazes de amar alguém por que eles não conseguem sentir empatia. E nem me venham com "mais tia Zoey" galinha também tem asa, mas não voa de qualquer jeito. Você não pode socar uma característica que simplesmente não sustenta personagem.
Mas, o Tate amava a Violet! Não, ele era obcecado com ela, ele via nela quem ele era quando vivo (spoiler) amor e obsessão são coisas diferentes, se ele amasse a Violet( spoiler a seguir) ele não teria estuprado a mãe dela, ele teria contado a ela sobre a casa, ele não ficaria perseguindo ela, ele não teria aterrorizado a bully dela. Isso não são coisas que você faça por amor, mas sim por doença.
Tá, prometo que não vou fazer meu psicopata se apaixonar pela minha pp, o que eu faço agora com isso?
Explora isso, colega, se imagina dentro de uma cabeça que só pensa praticamente em si mesmo, é irresponsável, geralmente ligado a ~promiscuidade~ sexual, impulsivo, sem metas a longo prazo, geralmente delinquentes juvenis, espertos, algumas vezes bonitos com tendência a narrar extraordinárias aventuras imaginárias como sendo verdadeiras, sabe vender seu peixe, espertos e muito manipuladores. Mas, que é obrigado a se encaixar na realidade, ou tentar parecer normal aos olhos das pessoas que o cercam. Isso rende tanta história minha amiga, imerge na cabeça dele, crie situações em que ele faz tudo pra sair por cima, faz um serumaninho podre por dentro tentando ser perfeito por fora. Isso é um psicopata.
Graus de psicopatia:
Mas, como em tudo na vida não vale generalizações, existe um abismo entre o chefe psicopata que persegue os funcionários na firma só pra se sentir mais esperto e superior aos demais e o psicopata que mata, mutila 438 mil pessoas só por que ele estava com tédio.
Nível I: Psicopata comunitário ou de grau leve ou Sociopatas
Indivíduos carismáticos e muito abertos a contato social. Costumam passar uma boa impressão de alegria e autoconfiança. Indivíduos desse grupo costumam ter um egoísmo moderado e serem patologicamente narcisistas. Em sua vida íntima, costumam ser ditadores e egoístas. Passaram por traumas em sua infância e desenvolveram problemas comportamentais.
Nível II: Psicopata antissocial ou de grau moderado a grave
São indivíduos socialmente excluídos, que evitam estar em convívio exageradamente social e seus meios. Não são violentos e/ou totalmente isolados, contudo, são os mais difíceis de serem diagnosticados, pois não são notados no ambiente social, caracterizando o indivíduo como psicopata antissocial, sendo rotulados como introspectivos. Geralmente, possuem inteligência acima da média (Q.I. alto). São grandiosamente narcisistas e dissimulados. Ainda sim, são muito manipuladores, o que facilmente será confundido com persuasão. São pessoas muitos atraentes, pois conseguem argumentar sobre qualquer coisa. Do ponto de vista infantil, esses indivíduos muitas vezes (nem sempre) passaram por traumas significantes que possam ter sido agravantes para o desenvolvimento desse transtorno.
Entenderam?????
xoxo,
Z.