Desculpem o incômodo, precisamos falar dos comentários.

05:33:00

Olá internet!

Hoje eu venho fazer um manifesto a favor de todos os autores que eu conheço, incluindo euzinha e os que eu não conheço e os que um dia eu vou conhecer. Quero falar especialmente com todos os leitores, principalmente os leitores fantasmas.
Leitores fantasmas são aqueles leitores que acompanham tudo e não falam nada, mas um numero (muito bem vindo) nas visualizações, o que ele faz, se ele gosta o que ele come é um grande mistério a ser solucionado, mas, uma grande parte dos autores de fanfics que postam histórias em plataformas online, de certa forma eles são queridos sim, é ótimo ver o numero de visualizações aumentarem graças a você, porém nós meio que não gostamos de fantasmas também e nesse texto eu vou explicar a vocês o motivo.
Se não for obvio, leitores fantasmas favoritam a sua fanfic e somem do mapa, não comentam, você não sabe se eles ainda estão lá ou dobraram o cabo da boa esperança. se ele tá curtindo a sua fanfic ou detestando por que ele não comenta nada.

Eu sei que eu disse no post passado que o autor não é definido pelo números de comentários, e não somos, as vezes fanfics de qualidade tem pouquíssimos comentários e histórias com milhares de comentários não são tão boas assim. 
Porém, as vezes como leitor é fácil esquecer que todo autor gosta e incentiva muito essa pessoa a continuar escrevendo, ninguém gosta de escrever pras moscas.
Uma das coisas que eu acho mais frustrante é realmente você se empenhar pra escrever um capitulo e ninguém diz nada, é como se num mar de gente você estivesse falando sozinho. E isso, é um sentimento horrível.
Eu tinha esse costume, ler e deixar isso passar por mim, não comentar, não dar um like, uma recomendação e eu sempre me senti mal quando eu era ignorada, então eu comecei a comentar. E, algumas fics que eu leio são meio conhecidas, mas isso não quer dizer que não mereçam ser comentadas. Eu tento sempre comentar todos os textos que eu leio na interwebs, seja um artigo, uma fanfic qualquer coisa que tenha a caixa comentários e eu gostei eu falo isso, isso talvez pode ser a animação de alguém escrever do outro lado da tela. Acreditem ou não é importante. 

Ninguém divulga fanfic pra atrair fantasma, a gente gosta mesmo é de alguém comentar, a alegria de abrir as notificações ou as atualizações e ter fulano deixou um comentário em tal história, isso realmente muda meu dia, me dá uma vontade de escrever, eu escrevo uma história que se passa nos anos 40, eu passo horas pesquisando e estudando por que eu adoro oferecer pra quem está lendo o melhor que eu posso fazer. Eu amo quando alguém deixa um comentário "vc mencionou isso, mas é tal coisa" ou "realmente, essa batalha foi bem colocada" isso quer dizer que alguém está prestando atenção em você, que ele quer conversar sobre algo que está saindo só da sua cabeça.
Eu não sei vocês, mas fora da internet eu não tenho ninguém pra conversar sobre isso, sobre as minhas histórias e eu sei que muitos autores também são assim, nós geralmente não temos muito incentivo fora da internet, então receber um comentário, as vezes é tudo que nós temos pra seguir em frente. É uma motivação para saber se vale a pena seguir nisso.
Então, como meu pensamento final, se você tiver um tempo e você está lendo isso ou alguma história, incentive o autor, não só pule pro próximo capitulo, comente, diga o que achou o que pode melhorar o que não gostou, ajude um autor.

xx,
Z.


You Might Also Like

2 comentários

  1. Sabemos bem cm é, nós pequenos autores sofremos com os casos de leitores fantasmas. Se eu pudesse leria cada comentário em um vídeo e postaria no Youtube, mas ficamos desanimados mtas das vezes pois achamos q nn ficou legal e criamos, sla umas mil paranóias na cabeça. Espero q os fantasminhas sejam mais camaradas e apareçam pra gente cnvs.

    ResponderExcluir

Siga a nossa page

Instagram