Efeito Werther, os treze porquês, baleia azul e por que devemos tomar cuidado quando falamos de suicídio.

18:57:00

Olá internet,




Eu juro pela minha santa Foxes que eu prometi a mim mesma que não iria fazer textão sobre os treze porquês, que eu nem ia comentar por que eu detesto todo essa hype em cima da série, detesto toda a hipocrisia rolando na timeline e não poder comentar que tal coisa não é legal por que aparece cinco pessoas dizendo "lembra da Hannah". E eu não aguento, francamente, mais textão na timeline sobre isso, então prometi que eu só ia absorver a séries, como fiz com o livro sete anos atrás.
Mas agora, devido a expansão de pedidos de fics sobre o assunto tabuzão tá crescendo eu me senti obrigada a comentar sobre. Sete anos atrás eu tava um caco, então esse livro entrou na minha vida, um jovem que tem sua vida mudada para sempre por que ele sente que não pode salvar a garota que ele amava do suicídio, eu lembro que na versão pdf que eu li tinha um telefone da CVV dizendo que se você precisasse de ajuda e se sentisse como a Hannah deveria ligar para eles e junto tinha uma lista com 10 sintomas que pessoas suicidas geralmente apresentam, como se livrar de posse, falar sobre a morte  e grandes mudanças no visual, por que você poderia salvar a vida de alguém e a sua, por que tudo era temporário e a dor não era pra sempre.
Naquela época eu achei que a Hannah era um gênio, como ela fez tudo foi incrível pra mim, mas naquela época eu estava na mesma posição, eu tinha pensamentos suicidas, mas a forma que foi tratada no livro, como existia uma vida após a escola e que tudo aquilo era temporário me fez seguir em frente e deixar toda aquela merda de escola para trás. Por que o cuidado de quem fez o pdf de deixar uma mensagem positiva, de deixar os sinais e uma forma de pedir ajuda pode ter me salvado e salvado muitas outras pessoas que leram aquele pdf. Isso é como você trata de um assunto como se matar com responsabilidade.
Eles não trataram de forma errada na série, na minha opinião, acho que foi muito real (spoiler) quando ela corta os pulsos na banheira(spoiler) é chocante, passei uns dois dias pegando nos meus, de agonia que eu senti da cena, e muita gente comentou sobre isso, mesmo tendo um aviso no inicio de cada episódio de que teria esse tipo de conteúdo, a cena foi o que na internet chamamos de TW, trigger ou gatilho.
Gatilho é quando determinado conteúdo ou conversa desperta na pessoa que passou por determinada situação se sentem na mesma situação e voltam a ter os mesmos sentimentos e fazem essa pessoa passar mal. Eles avisaram que seria explicito, era a intenção fazer tudo aquilo desconfortável, por que são assuntos desconfortáveis, estupro, suicídio, abuso sexual devem fazer as pessoas desconfortáveis, por que a essência deles é desconfortável, se fossem cenas que todo mundo passasse batido a mensagem não ia ser entregue e não teria tanta gente falando sobre. 
Na minha humilde opinião o assunto foi tratado de maneira correta, senti falta do aviso que tinha no livro "se precisar de ajuda ligue para 141", mas em nenhum momento foi mentiroso, ou foi sensacionalizado como está acontecendo com o baleia Azul.
Baleia azul é um suposto jogo inventado na Russia onde as coisas são radicalizadas ao máximo, note que eu digo suposto pois até o momento não existem provas concretas que o jogo exista, na verdade até dois meses atrás não existia jogo, não existia nada disso e as mortes na terra da vodca não são relacionadas a nenhum jogo, e eu posso te falar isso por eu ao contrário dos jornais que estão espalhando isso sem a menor responsabilidade eu pesquisei sobre o assunto, sobre as meninas mortas, datas e tudo mais, nada disso tinha nenhuma relação com jogos até que uma blogueira inventou uma relação entre suicídio e um jogo.
A unica relação encontrada de fato entre baleias e suicídio é que as baleias são animais solitários que as vezes atracam nas praias de proposito para tirarem a própria vida. Se algum meio de noticia tivesse o minimo de interesse em checar a noticia antes de divulgar poderia evitar todo o caos que está acontecendo agora, no Brasil existem pelo menos 3 mortes que estão sendo ligadas a um jogo que supostamente existe e que só existe por que os meios de noticia tão descaradamente estão o tempo todo falando nisso irresponsavelmente. 
Em 1774, Goethe escreveu um livro chamado "os sofrimentos do jovem Werther" que eu cheguei a baixar em um certo momento da minha vida de leitora, mas depois de duas paginas eu desisti por que era chato e eu precisava de um dicionário do lado, mas eu sei que o jovem Werther se matou por um amor frustrado, vejam só, 1700 não é o vem de zap de hoje, e como muito jovens na época se identificavam com o jovem que sofria pelo amor de Charlotte que não podia correspondê-lo, pois era casada, o livro provocou uma onda de suicídios, na maioria jovens que não eram correspondidos pelos amados. 
E isso foi em 1774, quando demorava um mês para a carta chegar de navio ou de cavalo a outro ponto, e não era tão fácil assim o acesso a livros,  então se um livro fez isso com as pessoas que se identificavam com o jovem achassem que aquela era a unica solução, se naquela época teve essa repercussão imagina hoje, com toda o nosso acesso de informação.
Muitos anos mais tarde, a psicanalise criou um termo para isso "efeito Werther" para dizer que suicídio, assim como histeria são epidêmicas, quando é informado da forma errada.
Quando Marilyn Monroe se matou, foi dado um salto de 12% no número de suicídios do que seria considerado o normal para o mês seguinte, 197 pessoas a mais se mataram no mês após a morte dela, apos a exposição do caso. 
E, por esse motivo noticias sobre o assunto são proibidas de serem exibidas em jornais, quantas noticias sobre o assunto você já viu passando no jornal nacional? Não se fala sobre suicídio por que é preciso saber como tratar o assunto, não se pode apenas jogar a bomba e deixar pará la como se fosse a noticia de Lula preso amanhã. Não se fala sobre isso por que pessoas são altamente influenciáveis. 
Onde eu moro, existe um shopping center que teve que mudar de logo por causa dos suicídios que aconteceram lá, o lugar é completamente cercado e tem segurança por todos os lugares imagináveis para prevenir que isso aconteça, por de toda a fama do lugar até hoje as pessoa fazem isso lá.
Você pode ter uma mente forte, mas quando você vai num grupo com outras dez mil pessoas e pede uma fanfic sobre determinado tema que é um trigger para alguém, que vai influenciar outra pessoa você está agindo irresponsavelmente, você tá expondo outra pessoa ao perigo, por que você não a conhece, você não sabe a forma que vão abordar o assunto, que vai ou não influenciar alguém.   
Por que incitar alguém ao suicídio é crime artigo 122, caso nada do que eu falei te atinja e você ainda ache que eu esteja sendo histérica, e se alguém por acaso for investigar isso a fundo pode chegar até você.


Reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.
Parágrafo único - A pena é duplicada:

Aumento de pena

I - se o crime é praticado por motivo egoístico;
II - se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.
Eu realmente preciso lembrar a vocês que os grupos de fanfics e os sites de fanfic, twitter, facebook são lotados de menores de idade? Então, se a morte se consuma temos seis anos, menor de idade doze anos de prisão, e para o seu bel prazer de ler uma história creio que seja considerado um motivo egoísta, dezoito anos de prisão no sistema penitenciário Brasileiro.

Então, sejam responsáveis.


PS:
Se você que está lendo isso e está pensando em suicídio, procure ajuda, essa não é a unica solução, nada dura para sempre nem a sua dor, no site da cvv http://cvv.com.br/ você encontra ajuda 24 horas, tem uma linha para você liguar, se você não quiser falar tem: skype, e-mail, um chat tem os endereços físicos para você visitar e vai ter alguém para te atender. 
Se você acha que um amigo pode estar se considerando se matar, converse com ele, esteja atento aos sinais, a mudanças repentinas, a frases de alarme como "quero sumir" "queria morrer" e depressão, cuidem uns dos outros, fique atento você pode salvar alguém, nesse site você encontra uma lista de sinais que pode ser muito útil. Fiquem a salvo, sua vida é importante.


xx,

Z.




You Might Also Like

0 comentários

Siga a nossa page

Instagram