Sick-lit é o poder

05:30:00

Olá leitores lindxs e divxs desse Divã, primeira postagem da tia Amaya no ano e hoje eu vim falar sobre um gênero que vem ganhado muita atenção no mundo literário e vem feito um grande sucesso, o Sick-lit, nesse post lacrador iremos entender o que é, dar dicas de livros desse gênero e maneiras de desclicherizar as fics desse assunto mamilo polemico.

Uma entrada básica nesse post.

O que é sick-lit?
Sick-lit é um gênero literário mais atual (dizem as más línguas que ele veio para substituir todos os Damon Salvatore do mundo literário) no qual consiste em a história ter (ou não) como tema central alguma doença, distúrbio e coisas do gênero, que vão desde as doenças terminais (como em A Culpa é das Estrelas), distúrbios psicólogos e alimentares (como O Lado Bom da Vida e Garotas de Vidro). A história vai se desenrolando a partir das dificuldades e superações (ou não) dos personagens. Geralmente rola um drama se a história tem personagens terminais Okay? Okay.

Dicas de livros Sick-lit pra chorar lágrimas de sangue se inspirar.




Como disclicherizar as fics Sick-lits.

1- Saia do câncer. Por que x PP sempre tem que ter câncer, existem milhares e doenças terminais igualmente dramáticas que como a Aids, mesmo que ainda tenha um grande preconceito até em escrever sobre o assunto.


2- Saia da Ana&Mia. POR QUE NOME DO BOM ZEUS A MENINA TEM QUE ENFIAR O DEDO NA GARGANTA? Existem centenaaas de outros distúrbios psicológicos que podem ser usados e abusados.


3- Pesquise sobre o assunto. Isso não é uma dica só para os sick-lit , mas para todos os gêneros, no caso desse, vá a fóruns de medicina, leia blogs especializados vá átras de depoimentos reais, leia livros sobre o assunto. Pesquise. Pesquise. Pesquise. Pesquise.


Três doenças que são pouco abordadas mas podem dar uma ótima fic.

Aids - Que além de matar gera um grande preconceito, então você pode abusar do drama 

Cleptomania. - Sempre achei um distúrbio muito interessante de ser tratado, mas há pouquíssima informação na internet.


Síndrome de Estocolmo. O livro Stolen trata sobre o assunto e convenhamos é emocionante quando bem escrito.

Espero que tenham gostado esse post levemente rivotrilizado (huehue)
Beijos.
Amaya


You Might Also Like

3 comentários

  1. Vo desabafar e dizer q esse blog demora pra postar,mas quando faz é sempre lacrador!
    E eu sempre tive vontade de escrever sobre uma personagem cleptomaniaca,talvez agora eu tome vergonha e invista.
    Kisses,sou uma grande fã

    ResponderExcluir
  2. ♥Olá meninas!!♥♥
    Mano, a minha personagem sofre de uma doença 'mágica' (*momento OOOH*) Quer dizer, na verdade a magia dela trás algumas dificuldades físicas por causa de toda uma linhagem sanguínea e genética, bláh, bláh. bláh, ninguém quer saber disso... x) ~hoshoshos Eu percebi que ultimamente (♩♫Lately it seems like everybody's sick everybody's died♩♫) a maioria das fics são sobre personagens que podem morrer por alguma coisa do tipo... Eu confesso que acho SUPER interessante explorar esse tema por que o drama que isso nos possibilita é incrível! (Eu sou fã de coisas dramáticas...), mas é preciso tomar cuidado para que não se torne clichê mesmo, não é? Como diria minha mãe: Tudo na dose errada pode matar... ;D ~hoshoshoshoshos O post ficou incrível! Admiro a capacidade de vocês em escrevê-los...
    ♥Xoxo♥

    ResponderExcluir
  3. Uma trilogia que poderia ser usada como base para a Sindrome de Estocolmo, é o da Trilogia Beleza Mortal (Coração Ferido, Coração Apaixonado, e Coração Maligno). É uma maneira de mostrar esse lado do amor "doentio" que há entre a vítima e o vitimador.

    ResponderExcluir

Siga a nossa page

Instagram